Dúvidas!?

Porquê minha Empresa precisa de assessoria em Medicina e Segurança do Trabalho ?
 

• Uma consultoria, além de orientá-lo em todos os aspectos que já mencionamos acima, pode ajudá-lo com a indicação de fornecedores para a realização de exames e melhorias no ambiente de trabalho. Quem sai ganhando é a sua empresa, pois o departamento pessoal ganha tempo para focar em outras
atividades, além da segurança e economia de contratar fornecedores com indicação.

• As leis do Ministério do Trabalho são bastante rígidas e específicas, dificilmente um único profissional na sua empresa teria conhecimento de todas elas. Ao contar com uma consultoria em segurança e medicina do trabalho, ela possui uma gama de profissionais especializados em diferentes áreas para garantir que a sua companhia está operando, com tudo em dia.

Quais documentos minha empresa tem que ter?

Vamos ver alguns documentos e suas finalidades

PCMSO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é uma relevante ferramenta cujo principal objetivo é preservar a saúde dos colaboradores de uma organização.

PGR

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.

LTCAT

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) Trata-se de um registo que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) impõe às empresas com a finalidade de validar, ou não, as aposentadorias especiais.

AET

A AET, sigla para Análise Ergonômica do Trabalho, consiste em em conjunto de técnicas que têm como o objetivo identificar erros na relação do homem com seu instrumento de trabalho e corrigi-los, para que essa relação seja o menos nociva possível para a saúde do trabalhador.

Laudo Periculosidade

O laudo de periculosidade consiste em uma análise geral do ambiente, incluindo a sua exposição a energia elétrica, inflamáveis, explosivos ou violência. Somente um profissional capacitado pode elaborar essa análise com precisão.

Laudo de Insalubridade

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) Trata-se de um registo que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) impõe às empresas com a finalidade de validar, ou não, as aposentadorias especiais.